“Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.”
(Gonçalves Dias)

terça-feira, 5 de abril de 2011

"As coisas importantes são invisíveis aos olhos..."

« Quem és tu? - perguntou o principezinho - És bem bonita... - Sou uma raposa - disse a raposa. - Anda brincar comigo - pediu-lhe o principezinho. - Estou tão triste... - Não posso brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou... - Ah! Então desculpa! - Disse o principezinho. Mas pôs-se a pensar, a pensar, e acabou por perguntar: - "Cativar" quer dizer o quê? - Vê-se logo que não és de cá - disse a raposa. - De que andas tu à procura? - Ando à procura dos homens - disse o principezinho. - "Cativar" quer dizer o quê? (...) - É uma coisa de que toda a gente se esqueceu - disse a raposa. - Quer dizer "criar laços"... - Criar laços? - Sim, laços - disse a raposa. - Ora vê: por enquanto tu não és nada para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti... (...) A raposa calou-se e ficou a olhar para o principezinho durante muito tempo. - Se fazes favor... cativa-me! - acabou finalmente por pedir. - Eu bem gostava - respondeu o principezinho. - Mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer... - Só conhecemos o que cativamos - disse a raposa. - Os homens deixaram de ter tempo para conhecer o que quer que seja. Compram as coisas já feitas aos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos os homens deixaram de ter amigos. Se queres um amigo, cativa-me! (...) E o principezinho cativou a raposa. (...) » Antoine de Saint-Éxupéry - O Principezinho

Nenhum comentário: